® Kamyla Matias 2019

  • Linkedin
  • Facebook
  • Instagram
  • Vimeo

Biografia / CV

Kamyla Matias (Natal - RN, 1988) é artista visual, performer, videodancer, bailarina de Contato Improvisação e integrante do coletivo TraveCia - coletivo de mulheres artistas criando em Contato e Improvisação.

 

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense - UFF, linha de pesquisa Narrativas e Estéticas (2018). Foi aluna externa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da UFF (2019). Graduada em Comunicação Social – Rádio e TV pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Desde 2015 está em formação livre e continuada em Contato Improvisação - CI, tendo participado de diversos festivais, workshops e laboratórios, no Brasil e na Argentina.

 

Investiga o diálogo entre o corpo e a imagem fílmica. Dirigiu e editou o filme ComSonâncias (2018), o quarto episódio da série Ensaio no Quinto Andar (2018), a videoperformance A Casa Dança (2019), e o videodança As Baleias (em finalização). Idealizadora e curadora do Cineclube TraveCia (2019), Cine Focus Jam (2019) e do Cine-celebração à Dança (2018). Representante do documentário Five Ways In (UK) no Brasil.

 

Seu fazer artístico acontece em processos multidisciplinares, que articulam sua experiência como fotógrafa e videomaker com as artes do corpo e da performance para tratar questões de território e do feminino. O corpo é a sua fonte de criação e sua investigação gira em torno do documentário, do videodança, e outras linguagens em exploração.