® Kamyla Matias 2019

  • Linkedin
  • Facebook
  • Instagram
  • Vimeo

LabCI - Corpo e Imagem

O LabCi - Corpo e Imagem é um espaço de pesquisa e experimentação audiovisual com foco nas narrativas do corpo. O processo do LabCi se pauta no despertar dos corpos como instrumento de expressão artística e política através do Contato Improvisação para pensar a ótica da câmera-corpo, o registro performativo e o seu ritmo na edição. A prática do Contato Improvisação convoca um corpo coletivo colaborativo que acolhe a experiência do indivíduo para contaminar o seu entorno com resiliência e movimento, e na co-realização de videodanças e vídeo-performances.

 

O Contato Improvisação - CI é uma dança que explora conceitos como peso e contrapeso, colaboração, interdependência, escuta aberta, estado de presença, fluxo e intuição entre uma, duas ou mais pessoas. Mesmo sendo praticada muitas vezes com foco no autoconhecimento, os movimentos dos corpos improvisando com suas quedas e recuperações podem gerar imagens ininteligíveis com uma forte potência de sensibilização de outros corpos.

O grupo trabalha a consciência corporal compartilhada como estratégia para produzir uma imagem que rompa com a dependência do olhar para existir. O estado corporal dos participantes, suas sensações, sentimentos, pensamentos, serão nossas engenharias na captação e edição de imagens performativas. A disponibilidade para abrir um novo canal interno e externo nos impulsiona a manifestar novas possibilidades de diálogos artísticos e políticos para o videodança. E o LabCi é uma proposta para exercitar esses novos focos de atenção, para alcançar além dos padrões estéticos do corpo no audiovisual.